quarta-feira, setembro 20, 2006

Roxy's Tube #3: Temporada 2006/2007

O chute inicial da temporada televisiva 2006/2007 foi dado há 5 minutos, quando terminei de ver o episódio #201 de How I Met Your Mother. Enquanto todo mundo dizia que My Name Is Earl e The Office ressuscitaram as sitcoms, eu aguardava ansiosamente os episódios dessa série, que tem tudo pra se tornar uma das melhores coisas que já aconteceu na TV desde Friends. A temporada vai ser complicada por uma série de fatores: 1. O fim da The WB e da UPN, e o surgimento da CW: apesar de decisões contestáveis (como renovar 7th Heaven e cancelar Everwood), a CW é a chance que algumas séries têm de aparecer para um público maior. A reputação das emissoras originais muitas vezes encobria a qualidade de produções como Veronica Mars (na UPN) e Gilmore Girls e Everwood (na The WB). E mesmo com séries de audiência garantida, como Smallville, na grade, a situação ainda é instável. Especialmente levando em conta que: 2. A baixa audiência, apesar da alta qualidade da série, só garantiu a renovação de Veronica Mars por 13 episódios, com opção de full season caso os números aumentem. A minha torcida é que isso aconteça, especialmente se a direção da emissora interferir menos na série, como a UPN fazia. Outra coisa é que, em sua terceira temporada, Veronica Mars vai se livrar do sophomore slump que tornou a segunda temporada um tanto instável (ao contrário da primeira temporada, que, apesar de alguns episódios mais fracos, teve um equilíbrio formidável). A nova fórmula adotada por (Senhor Deus Supremo Gênio Absoluto) Rob Thomas pode trabalhar a favor, usando mini-arcos ao invés de um grande arco e episódios mistério-da-semana. Todas as grandes séries tiveram uma temporada ruim (menos Dawson's Creek, que foi ladeira abaixo da segunda até a sexta), mas VMars ainda tem chance de chegar aos níveis Buffy que todos nós acreditamos que possa alcançar. 3. A outra instabilidade na grade da CW é a mudança de comando na produção de Gilmore Girls. Primeiro, porque Amy Sherman-Palladino deixou uma série de pequenos, médios e grandes desastres pra trás quando terminou o contrato com a Warner. Características essenciais do universo de GG foram distorcidos ou abandonados e a coisa toda se direciona pro desastre. Eu realmente espero que David Rosenthal consiga resolver o problema. Ainda assim, por contenções de banda, vou esperar a temporada começar na Warner (ainda mais que a NET digitalizada permite tirar legendas do canal, yay!) ao invés de assistir por d/l. A nova temporada está anunciada para novembro. E os spoilers são evitáveis. 4. Na realidade, a contenção de banda vai ser o grande problema dessa temporada. A não ser que eu consiga uma conexão só minha, a coisa fica complicada aqui em casa por causa da cobrança de franquia do Vírtua. Assim, decisões foram tomadas, e apenas 4 séries receberão tratamento especial: Veronica Mars (duh!), How I Met Your Mother, Lost (porque a Clau também viciou) e Grey's Anatomy, sendo que os dois últimos em .rmvb, que é pra não exagerar. O resto vai ser relegado à programação da NET ou, conforme o progresso de cada uma, eu penso no caso... 5. A falta de coisas interessantes também pesa na hora de avaliar a nova grade. Ainda acho que tem coisa ruim ocupando espaços aceitáveis, e coisas boas sendo canceladas de forma cruel (rip Everwood). Eu gosto de ver os pilotos das estréias, e a partir daí tomar a decisão de quais acompanhar, mas dessa vez pouca coisa me chama atenção. Acho que o que mais me agrada é Ugly Betty que, apesar das origens, pode se tornar uma série interessante. Sei que a Salma Hayek batalha há tempos pra colocar esse seriado no ar, e a escolha da America Ferrera é fantástica porque diferencia a versão americana da versão colombiana numa questão fundamental: a personagem principal não é *feia* (o exagero da versão colombiana não servia para disfarçar o que todo mundo sabia que aconteceria), mas *fora dos padrões* - e isso é uma diferença gritante, pessoas. Talvez eu veja The Class, mais porque eu adoro a Lizzie Caplan do que por qualquer outro motivo (ela era a única razão pela qual eu suportava Related). Studio 60 pode levar mais algum tempo pra cair nas minhas graças mas eu sei que vou assistir. Heroes também vai depender do piloto (embora a notícia corrente seja que a segunda hora do piloto é melhor do que a primeira). Vamos ver... A boa notícia, no final das contas, é que as estréias estão dispersas entre setembro, outubro e novembro. Com isso, algumas séries podem evitar a concorrência de outras mais fortes, o que é bom para as produções. Espero que não haja aquele festival de cancelamentos antes do segundo episódio como aconteceu na última temporada. Tem coisas que só ficam boas com o tempo, e a impaciência dos executivos das emissoras me parece um tiro no pé, no final das contas. É impossível alcançar uma audiência comercialmente viável se não se vai ao ar.