sexta-feira, dezembro 15, 2006

Fora de ritmo

Não, o título não é para falar dos longos e tenebrosos hiatos desse blog, embora sirva para isso também. Na verdade é para falar de um filme (!) que eu vi no cinema (!!) ontem (!!!): Step Up. O pobre filme começou mal. Foi lançado aqui no Brasil com o infeliz nome de Ela Dança, Eu Danço, fazendo alusão a uma música tão infame quanto o resultado final. Por quê eu fui ver esse estrago? Vejamos: 1) Filme adolescente 2) Com dança 3) Que aparentava ser do gênero "kung-fu aplicável a" que eu tanto gosto (e.g.: Strictly Ballroom) E por quê eu não gostei? Em primeiro lugar, eu até gostei. Pra um filme da Sessão da Tarde, ele tem cara de segunda, no máximo terça-feira. É no mesmo nível de Shout: Dois Corações, Uma Só Batida. Que ainda tinha o John Travolta no elenco, vê só. Mas Step Up peca no princípio: se a idéia era misturar Save the Last Dance (No Embalo do Amor) com Center Stage (Sob a Luz da Fama), faltou fôlego nos dois aspectos. Ok, as cenas de dança *são* legais. Mas o recheio é que segura um filme, e a idéia que passa é que eles estão mais interessados em mostrar o povo rebolando do que contar uma história. Várias seqüências de montagem de cenas com fundo musical poderiam ter sido usadas para, por exemplo, criar um conflito maior entre o mocinho, Taylor (Channing Tatum) e o seu *rival* Brett (Josh Henderson). Do jeito que foi mostrado nas enormes duas cenas em que eles contracenam, a impressão que dá é que eles quase saem no tapa sem nem saber quem o outro é, e o resultado final é uma coisa meio David Silver de 90210 na fase hip-hop (Tyler) versus Justin Timberlake pré-Cameron Diaz (Brett). Não dá pra levar a sério um antagonismo desses. Aliás, muitas storylines sobrepostas também dificultam, porque não há tempo de desenvolver todas de uma forma satisfatória, e acaba ficando tudo pela metade. O conflito entre Tyler e seus amigos acontece e se resolve com as frases mais cretinas que um diálogo poderia acontecer. A crise de relacionamento entre Tyler e Nora (Jenna Dewan) é tão, mas tão patética que nem dá pra sentir pena dos dois. Se salvam os "melhores amigos" Miles e Lucy, os coadjuvantes mais passáveis do negócio todo. O final é tão óbvio que, duh, deixa pra lá. Mas como eu dizia, Step Up não consegue ser tão "gueto e politicamente correto" quanto Save the Last Dance, nem tão artisticamente divertido quanto Center Stage. Os atores principais só podem ser iniciantes, porque as expressões dramáticas têm o alcançe... Bom, inexistente. E por quê eu não coloco tudo isso como um desastre total? Porque o meu gosto é muito, muito duvidável.

1 Comments:

At 7/04/2007 10:53:00 AM, Anonymous Anônimo said...

ouve la meu kual é a tua de dizeres mal dete filme em??
fica sabendo k é um dos melhores filmes k eu ja vi ate hoje... e é exactamente as diferenças entre eles os dois e a musica k dao emoção ao filme por isso cala-te e nao voltes a dizer mal deste filme e se nao sabes apreciar um bom filme é melhor nao ires ao cinema looool

 

Postar um comentário

<< Home